Como se recuperar da má primeira impressão deixada para alguém?

Como se recuperar da má primeira impressão deixada para alguém?
Você já conheceu alguém novo e quase imediatamente percebeu que causou uma má primeira impressão?

Talvez você tenha feito uma piada desagradável, estivesse obviamente inebriado ou estivesse muito alto. Ou talvez você tenha deixado a impressão de que não estava tão interessado, mesmo que talvez estivesse. Se alguma dessas coisas aconteceu com você, então você provavelmente percebeu que precisa decidir rapidamente o que deve fazer a respeito.

Más primeiras impressões não são nada para zombar. Eles são um grande negócio. Uma má primeira impressão pode definir um tom para um relacionamento inteiro. Tenho certeza de que você pode pensar em pessoas que você conhece há anos que causaram uma má primeira impressão em você, e você ainda se lembra disso anos depois.

Quer isso seja justificado ou não, essas impressões ruins tendem a se espalhar, e podem levar a menos oportunidades, limitar suas chances de renda e progresso no trabalho, criar uma reputação desfavorável em sua comunidade ou arruinar qualquer chance de progredir seu relacionamento com uma bela dama que você acabou de conhecer.

REISdd já cobriu a importância de fazer boas primeiras impressões. Em "Como entrar em uma sala como um chefe" , escrevi sobre o que os homens podem fazer para causar uma boa impressão ao chegar a um evento. Também falamos sobre como dar um aperto de mão adequado (uma peça fundamental para dar uma boa primeira impressão) e até mesmo como garantir que sua casa seja uma boa primeira impressão para os visitantes .

Mas neste post, quero cobrir um lado diferente da moeda: o que você pode e deve fazer se você tentar causar uma boa primeira impressão, mas falhar . Você deve reconhecer a má impressão e pedir desculpas? Ou você deveria apenas seguir em frente? Você deveria ir a extrapolações para tentar compensar isso, talvez até mesmo escrevendo uma nota de desculpas?

Não tenha medo, homens. As respostas a estas perguntas estão abaixo. Se você causou uma má primeira impressão, não é o fim do mundo. Aconteceu com todos nós e você pode se recuperar. Veja como:

6 estratégias para recuperar de uma má primeira impressão




1. Decida se deve ou não tomar medidas
Antes de decidir como lidar com uma primeira impressão ruim, você deve primeiro perguntar se é necessário responder de alguma forma. Nem todas as primeiras impressões ruins são criadas iguais. Quem você estava tentando impressionar terá um impacto sobre se você decide ou não tomar medidas para remediar seu tropeço.

Se você acabou de conhecer alguém na rua ou se é uma pessoa que você conheceu casualmente em um coquetel e causou uma má impressão, então a melhor resposta pode ser sem resposta. "Eu sou totalmente sobre construir uma primeira impressão confiante, mas às vezes as pessoas ficam muito presas em ter uma primeira impressão perfeita".

Se o relacionamento não é tão importante para o seu negócio ou para você pessoalmente, então talvez seja necessário deixá-lo ir. “Todos nós fazemos más impressões iniciais. É apenas a natureza humana ” “Temos um dia ruim. Será que realmente importa tentar consertá-lo? É realmente um grande negócio? Se não, deixe ir.

Por outro lado, se a pessoa era realmente importante para você - como um novo chefe, um VIP, um futuro cunhado ou até mesmo um encontro com o qual você estava animado -, então, como você responde, é claro que é muito mais importante.

Se, de fato, o relacionamento merecer algum tipo de resposta, as dicas a seguir farão com que você volte ao caminho certo.

2. Tome uma ação rápida e peça desculpas imediatamente
A primeira coisa que você deve saber sobre as primeiras impressões é que elas são formadas muito rapidamente. Na verdade, eles são feitos mais rapidamente do que a maioria de nós imagina. “Pesquisas mostram que, ao fazer um novo contato, decidimos se gostamos de alguém - e as pessoas fazem o mesmo conosco - em uma fração de segundo”,Tirando o máximo das primeiras impressões, linguagem corporal e carisma .

Como as primeiras impressões são feitas tão rapidamente, sua reação também precisa ser rápida - assim que você decidir que vai agir, faça isso o mais rápido possível.

A primeira e mais óbvia abordagem para se recuperar de uma primeira impressão ruim é imediatamente pedir desculpas. Muitas vezes não é a transgressão, mas a falta de contrição, que provoca maior amargura ou ressentimentos. Então, pedir desculpas rapidamente pode evitar esse problema.

Mas desculpas cara-a-cara podem ser complicadas porque as mulheres tendem a ser orgulhosas. Muitas pessoas vêem isso como um sinal de fraqueza ou constrangimento para se desculpar cara a cara. Mas um pedido de desculpas não precisa ser um sinal de fraqueza, se você se lembrar de que seu pedido de desculpas é simplesmente uma ferramenta para preservar e ampliar seu relacionamento, que é, em última instância, a serviço do aprofundamento da conexão humana.

3. Admita seu erro, mas não fique nele
Somos todos humanos e todos cometemos erros. 

Apenas não exagere. Um exemplo clássico disso vem do filme Swingers . Há uma cena que fará qualquer um que já esteve na cena de namoro por até uma semana ou duas se encolher. Mikey, interpretado por Jon Favreau, voltou para casa de uma noite de bar-hopping com os amigos, onde ele se deu bem com uma garota que conheceu chamada Nicky. Mikey voltou recentemente para a cena de namoro depois que uma namorada de longa data terminou com ele.

Contra o conselho de seus amigos, que aconselharam Mikey a esperar dois dias antes de ligar para Nicky, Mikey ligou para ela naquela noite e deixou uma mensagem cortada pela secretária eletrônica. Ele então deixa uma série de mensagens adicionais - aproximadamente meia dúzia - cada uma das quais é cortada pelo bipe.

Lembro-me de assistir a esta cena no teatro e as pessoas estavam praticamente jogando coisas na tela, porque todo mundo percebeu Mikey foi excessivamente insistindo em seu erro.


A mensagem é que desculpar-se demais ou morar muito em uma má primeira impressão pode resultar em uma situação muito mais embaraçosa do que aquela que você está tentando resolver em primeiro lugar.

4. Peça desculpas mais tarde, mesmo que o tempo tenha passado
Muitas vezes as pessoas empacam ao pedir desculpas porque não têm certeza se são necessárias, e quando decidem que devem pedir desculpas ou explicar sua má primeira impressão, não têm certeza se devem prosseguir porque já passou muito tempo.

A verdade é que, mesmo se você se desculpar horas ou dias depois, as pessoas muitas vezes apreciam o gesto.


Mesmo se você sentir muito tempo para fazer um esforço para se desculpar, há pouco mal em fazê-lo de qualquer maneira.

5. Pivô
Uma das melhores abordagens para se recuperar de uma má primeira impressão é girar mostrando um lado diferente e mais favorável de sua personalidade. Em outras palavras, se você tentou fazer uma piada e ela caiu, então demonstre sinceridade. Ou se você tentou ser sincero e tocou vazio, então demonstre compaixão. Girar para focar em um aspecto diferente de sua personalidade pode ajudar a remodelar a percepção de seu caráter e valor.


6. Seja consistente ao longo do tempo
Outra maneira de responder a uma má primeira impressão é demonstrando sinceridade e consistência ao longo do tempo, após a primeira exibição ruim. Essa abordagem é mais difícil e, obviamente, é mais um longo jogo, mas no final das contas pode consolidar relacionamentos mais fortes. "O que é mais difícil - e o que a maioria das pessoas não faz - é corrigir uma má primeira impressão através de suas ações de como você se importa mais tarde". “Não importa o que você faça uma ou duas vezes. Importa o que você faz consistentemente ao longo do tempo. É assim que você corrige uma má primeira impressão.

um amigo reconheceu que ele pessoalmente não costuma fazer grandes impressões, mas que sua estratégia é compensar isso mais tarde. "É o acompanhamento consistente, comunicação, ouvir e lembrar as coisas sobre as pessoas de 6 meses ou um ano depois que fazem a diferença", diz ele.

Primeiras impressões não são as últimas impressões
Eu quero fazer um último ponto sobre a recuperação das más primeiras impressões. Embora tendamos a colocar muita pressão sobre nós mesmos para fazer um bom - na verdade, treinadores de vida e empresas de cosméticos e roupas ganham bilhões a cada ano fora desse desejo humano básico - a verdade é que as primeiras impressões não são as últimas impressões.

Em um certo ponto, você deve deixar de lado a experiência. Muitas vezes somos muito mais difíceis sobre nós mesmos do que qualquer outra pessoa. Embora você possa se criticar durante semanas por causa de algum comentário descartável que proferiu em uma reunião, todos os outros já poderiam ter se esquecido disso antes mesmo de saírem da sala. Então aprenda com o seu erro e siga em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário